SAARA OCIDENTAL
Um deserto no noroeste da África
Redação Le Afrique Brazil
A nossa viagem começa em meio as muitas dificuldades impostas neste roteiro. Não posso afirmar que foi um sonho realizado mas, um momento único e que será inesquecível na trajetória da minha vida profissional viajando pelo Continente africano. O meu olhar mudou a cada avanço, que eu não pude seguir adiante. Existe ainda muitas desconfianças e uma certa insegurança em explorar o lugar com mais liberdade. O que compensou nesta rota pelo noroeste da África, foi a imensidão de deserto que é de fato um lugar mágico, cheio de mistérios e nos muitos nuances nas cores daquela areia macia, virgem, que recebia os meus pés descalços porque eu queria viver esta experiência única pisar meus pés ali, num lugar virgem pouco visitado pela humanidade. O lugar é lindo um deserto sem fim, o que mais me fascina naquele lugar é exatamente as cores o tom alaranjado da areia, o sol escaldante, era perfeito diante daquele cenário de filme.
Um deserto sem fim….
Parece até um tema de filme mais é vida real. Aprendi que todo conflito gera um confronto foi justamente isso, que está registrado na história deste lugar que é marcada por muitas divisões e conflitos. O Saara Ocidental possui uma das maiores jazidas de fosfato do mundo, além de reservas de cobre, urânio e ferro. O Saara Ocidental abrange um território desértico com 266 mil km² ao norte da África, fazendo fronteira com o Oceano Atlântico, Marrocos, Argélia e Mauritânia. Um lugar onde tem o povo chamado saaraui que representa uma população de cerca de 600 mil habitantes, sendo 260 mil nos acampamentos de refugiados na Argélia, cerca de 200 mil no território liberado e outros 100 mil no exílio. Só isso já resume bem o lugar, as dificuldades que nós enfrentamos para chegar e conhecer o deserto. Não fomos mais adiante devido as relações entre o Brasil e a República Árabe Saaraui. Devido ao Brasil manter uma posição de neutralidade em relação ao status diplomático da República Saaraui. O que podemos dizer; é que eles buscam por este reconhecimento e a existência da República Árabe Saaraui além, da implantação de uma embaixada em Brasília.
O céu e o deserto
Quando falamos que estamos na África, um mundo de lendas e contos invadem os nossos pensamentos. E no deserto não seria diferente, lá também existem muitos mistérios. Um lugar onde o povo pratica a geomancia e veneram um grande número de forças sobrenaturais.
Geomancia significa: Que é um método de adivinhação que interpreta marcas no chão ou os padrões formados por punhados de solo, rochas ou areia lançados ao ar. A forma mais prevalente de geomancia divinatória envolve a interpretação de uma série de 16 figuras com o suporte das interpretações astrológicas. Esta adivinhação é muito popular em toda a África. Em alguns registros este tipo de consulta mística é uma técnica de adivinhação baseada na observação de pedras ou terra atirados sobre uma superfície plana e dos desenhos formados com isso. Também se refere à observação de formações no solo dispostas em estado natural sem intervenção humana. Dizem; que existem alguns políticos que aplicavam a astrologia para o estudo da geopolítica. Mas voltando a realidade estar aqui neste cenário tudo pode acontecer até os mistérios serem decifrados por um punhado de areia deste deserto. Apesar de toda esta realidade entre o imaginário e a fé do povo. Estar no deserto do Saara é viver num mundo fora da nossa realidade. O lugar é considerado virgem, por não haver ainda uma liberdade de ir e vim. Eu gostaria muito de poder trazer várias opções de passeios turísticos. Mas ao chegarmos aqui tivemos restrições, é por isso que eu só estou relatando alguns poucos momentos nesta imensidão de areia sem fim. Até a próxima edição!
#travelafrican #magazineleafriquestylebrazil #viagemnaafrica #desertoafricano #saaraocidental #conheceraafrica #roteiroturisticoafrica #turismoafricano #turismonaafrica #turismocontinenteafricano